Versos 110-120
Nenhum pudor na fala aqui, respeito à mesa,
Também da torpe Cíbele, aqui, a boca frouxa
Livre, e um velho fanático de alvos cabelos,
Chefe dos ritos, raro e memorando exemplo
De grande goela, um mestre a ser contratado.
Mas o que esperam? Era já tempo que, ao modo
Frígio, carnes inúteis cortassem na faca.
Graco traz quatrocentos sestércios de dote
Ao corneteiro, ou cantou isso em bronze reto:
Assinam certidão, felicitam-se, enorme
Ceia é posta, a mulher deita ao colo do esposo.
hic nullus uerbis pudor aut reuerentia mensae, 110
hic turpis Cybeles et fracta uoce loquendi
libertas et crine senex fanaticus albo
sacrorum antistes, rarum ac memorabile magni
gutturis exemplum conducendusque magister.
quid tamen expectant, Phrygio quos tempus erat 115
iam more superuacuam cultris abrumpere carnem?
quadringenta dedit Gracchus sestertia dotem
cornicini, siue hic recto cantauerat aere;
signatae tabulae, dictum 'feliciter,' ingens
cena sedet, gremio iacuit noua nupta mariti. 120
Após o excurso sobre Otão, Juvenal retorna ao rito da Bona Dea e seus lascivos personagens. Aqui, essa divindade já está assimilada à deusa frígia Cibele, e à forma como seu ritual é realizado: a fracta uoce (voz quebrada, ou feminina) que optei por traduzir como boca frouxa, além de licenciosidade, gula e frenesi. Na virulência de sua invectiva, o satirista pergunta o motivo de os iniciados não fazerem o que fazem os seguidores dessa deusa, cortar as carnes inúteis (o membro masculino). Quase todos esses aspectos já estavam mencionados em nosso comentário ao verso 16.
Na sequência Juvenal introduz em cena um novo personagem. Graco se apresenta às núpcias trazendo dote, o que indica que está fazendo o papel de mulher. Aqui novamente vale a pena mencionar o epigrama I, 24 de Marcial. Já de antemão a condição efeminada distoa do nome grandioso, que evoca grandezas históricas como as que os moralistas adoram citar. O quadro é desenvolvido: na cena, que pode muito bem estar ocorrendo dentro do culto da Bona Dea, arrola-se a apresentação da noiva, os contatos, gritos propiciatórios, e jantar. O efeito crescente dessa descrição, que vai criando contundência por meio de justaposição de breves grupos de palavras ('signatae tabulae' ou 'dictum feliciter'), atinge o clímax quando a noiva se lança no colo do marido.
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